22 de novembro de 2008

Sobre importância e responsabilidade.

Tem um poema que eu conheci aos 15 anos, bem extenso por sinal, que eu recebi como sendo de autoria de Shakespeare, mas como as coisas se desvirtuam ao passar de pessoa para pessoa nem sei realmente se era de autoria dele. Mas tem uma frase que me impressiona até hoje: não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.

Hoje essa frase ganhou significado para mim, pois percebo que às vezes não importa mesmo. Você pode se importar muito com alguma coisa ou com alguém e ver que os outros não fazem questão, não se interessam, não se importam e ficar esperando que essas pessoas se importem é tempo perdido.

Existem pessoas que amadurecem aos 15, outras aos 20, outras aos 30 e por aí vai. Tem aquelas que nunca amadurecem! E amadurecer não tem a ver com ter espírito de criança. É possível ser jovem, ter uma mente ativa e feliz de criança e ser maduro ao mesmo tempo. Mas cada um tem seu tempo de amadurecer e é um fato que acabamos por andar e nos envolver com pessoas que estejam mais ou menos no mesmo tempo que o nosso.

Quando convivemos com pessoas que estão em tempos diferentes do nosso acontecem os desentendimentos, os estranhamentos, a insatisfação, as brigas. Seja no ambiente de trabalho, seja na vida pessoal, é preciso que estejamos com pessoas que estão na mesma sintonia que nós. Os amigos que realmente duram são aqueles com os quais nos sentimos bem, com os quais temos afinidades e desejos semelhantes. A mesma coisa vale para os amores. É inútil insistir em algo quando se percebe que talvez os sentimentos, desejos e planos estão em patamares diferentes.

E percebemos que mudar muitas vezes faz com que nossa vida se torne melhor. Existe um sofrimento em toda mudança. Mas ele é necessário.

Nenhum comentário: